segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vasco é o favorito

Vem aí as semifinais da Taça Rio e, pelo que os times jogaram neste turno, não dá pra negar: o Vasco é o favorito para ganhar o returno e disputar com o Flamengo, já classificado, o título Estadual.

Enquanto Flamengo e Fluminense patinavam, vencendo sem convencer ou empatando jogos sem brilho, a equipe dirigida por Ricardo Gomes realizou algumas atuações empolgantes, dignas de um verdadeiro candidato ao posto de campeão. As chegadas do técnico e de reforços como Bernardo, Alecsandro e Diego Souza mudaram completamente o panorama sombrio dos tempos de PC Gusmão e Carlos Alberto.

Some-se a isso o fato de os vascaínos enfrentarem, teoricamente, a semifinal mais fácil e que pode exigir menos desgaste - encarando novamente o Olaria - e conclui-se, sem grandes dúvidas, que o favoritismo cruzmaltino é palpável e lógico.

Isso não quer dizer, necessariamente, que se confirmará. Até porque, no papel, Flamengo e Fluminense ainda possuem elencos mais qualificados e capazes, portanto, de uma reviravolta que os leve a bater o Vasco, na hora H, e abocanhar o título. Mas precisarão jogar o que não jogaram até agora nesta Taça Rio.

A tarefa tricolor, então, é das mais inglórias. Antes do Fla-Flu ainda irá à Argentina para a sua última cartada na primeira fase da Libertadores, na quarta-feira. Seja qual for o resultado, voltará, naturalmente, desgastado em termos físicos. E, em caso de eliminação, ao cansaço do corpo se juntará o da mente. Uma pedreira...

No caso rubro-negro, o problema é outro. Já garantido nas finais, graças à conquista da Taça GB, o time de Vanderlei Luxemburgo continua em busca de uma escalação definitiva e de um padrão de jogo claro, coisas que, apesar da invencibilidade, ainda não alcançou. Também tem um compromisso no meio de semana, mas diante de um rival infintamente mais fraco e no Rio. Com todo o respeito que o Horizonte possa merecer, este jogo cheira como um coletivo de luxo para o Fla-Flu.

Para finalizar, uma menção honrosa para o Olaria. Que time bem armadinho e corajoso! Quase derrotou o Vasco, na última rodada, e jogando de igual para igual garantiu a classificação com méritos! Não acredito que consiga repetir a façanha na semi, mas é bom que o Vasco abra o olho. E acerte a pontaria, pois no domingo, criou várias oportunidades para marcar, mas esbarrou, na maioria delas, nas boas defesas do goleiro, nas traves e nas bolas chutadas fora.

Em tempo: Bernardo não tem que ser titular deste time, Ricardo Gomes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário