segunda-feira, 25 de abril de 2011

Música, música e música... Escutar música libera substância associada ao prazer


Música da mais animo, melhora performance e ajuda a superar cansaço

Estudo mostra como a música pode ser aliada na hora de malhar e queimar mais calorias

Música pode retardar Alzheimer

Música é uma forte aliada no tratamento de doenças mentais

Música clássica pode acelerar a recuperação de bebês prematuros

Música faz bem a saúde do coração

Bem, após todas estas chamadas da grande mídia, fica fácil falar bem desta prática que esteve presente em toda a evolução humana, pois como relata Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, as notas musicais e os ritmos foram desenvolvidos pela espécie humana para atrair o sexo oposto assim como fazem os pássaros.

A influência da música sobre nós é tão grande que pode sobre sua interferência induzir o nosso cérebro a ter uma série de reações. Dentre estas reações induzidas por este tão poderoso instrumento, pode-se citar: acelerar, acalmar, nos tornar romântico, amoroso, nos deixar irritado, impaciente (por exemplo, músicas que não nos trazem boas emoções, ou em alto volume), melhorar o sabor das refeições (já experimentou um jantar a luz de velas com um fundo musical? Se não, tente, pois está perdendo um grande momento da vida), facilitar a prática esportiva (já tentou uma corrida com trilha sonora? Não? Sério?), nos ajudar em processos de aprendizagens, melhorar o humor, enfim, são tantos os benefícios que o espaço aqui torna-se pequeno.

Acredito ser a música que nos proporciona prazer e emociona, uma grande trilha sonora para a vida. Ela atua nas mesmas áreas cerebrais que processam as emoções, talvez por isto todo o seu poder sobre este sentimento, pois sabe-se que com boas emoções, qualquer processo de aprendizagem e memória, podem ser facilitados.

Espero que possa estar contribuindo no entendimento de estudos na busca de saúde, aprendizagem e acima de tudo, ótimas emoções, facilitando assim as práticas e relações da nossa vida, portanto, boas audições e emoções!

Artigo enviado pelo Ms Marcos Almeida
"Professor; Mestre em Ciência da Motricidade Humana; Pesquisador, Diretor de alto rendimento e saúde da FME/PMCG; Assessor Esportivo; Maratonista"

contatos:
http://www.twitter.com/msmarcosalmeida
mwsa2006@uol.com.br
http://blogdoprofessormarcosalmeida.blogspot.com/?spref=tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário