quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ex-número 1 do Brasil anuncia aposentadoria para Roland Garros

Marcos Daniel sente dores no joelho em partida contra Rafael Nadal, no Aberto da Austrália, em janeiro

Ex-número 1 do Brasil, o tenista Marcos Daniel, 32, anunciou que deve se aposentar no torneio de Roland Garros, que começa em 17 de maio, em Paris.
A justificativa do gaúcho que atualmente ocupa a 147ª posição no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) são as seguidas lesões que o impedem de jogar como quando alcançou o posto de 56º do mundo.
"Esta semana foi uma semana muito importante e difícil da minha vida. Importante pois serviu uma vez mais de teste no qual infelizmente não consegui passar. Difícil pois fiz isso a minha vida toda. Mas, enfim, sem estar competitivo não poderia seguir e poderia colocar em risco", escreveu o tenista em sua conta no Twitter.

Petar Kujundzic /Reuters
Marcos Daniel sente dores no joelho em partida contra Rafael Nadal, no Aberto da Austrália, em janeiro
Desde dezembro do ano passado, devido a uma grave lesão no ombro direito, Daniel amarga seguidas derrotas.
"Minha vida nas quadras sempre foi marcada pela superação, mas desta vez não consigo mais suportar as dores e de jogar tão abaixo do meu ideal. Foram muitas contusões e quem acompanhou a minha luta sabe do meu esforço para me manter bem no ranking, sempre ali entre os 100 do mundo. Mas agora já não sou mais um menino", disse via assessoria de imprensa.
Segundo comunicado do próprio atleta, ele tem uma fratura por estresse na clavícula, além de uma ruptura parcial do ligamento em três pontos distintos --o que o faz jogar com apenas 40% do ligamento --além de uma bursite.
Marcos Daniel descobriu a gravidade da contusão logo depois do Aberto da Australia, em janeiro deste ano. Na época, o tenista também sentia dores no joelho e precisou abandonar a partida contra Rafael Nadal, na primeira rodada do Grand Slam.
O gaúcho revela que se submeteu a uma rotina de tratamento com injeção de plasma enriquecido e fisioterapia. O trabalho orientado pelo médico Gilbert Bang o trouxe de volta às quadras após três meses, mas sem jogar no mesmo nível.
"É praticamente impossível sacar como antes. Depois de três meses sem exercícios, a musculatura fica bem mais fraca e perde aquela memória de explosão muscular, ou seja, já nao é mais a mesma e e precisaria de muitas e muitas horas de treino, e outras tantas em competições, para voltar ao nível anterior e a lesão dificulta ainda mais o retorno".
Marcos Daniel deseja encerrar a carreira em Roland Garros. Mas, devido ao ranking atual, ele precisaria de algumas desistências para entrar na chave principal do Grand Slam francês sem passar pelos jogos qualificatórios.
O gaúcho não descarta disputar um challenger (torneio de menor importância) na Colômbia, em junho, pois lá conquistou oito títulos entre 2005 e 2010.
"Estou com dois corações batendo aqui dentro. Um que sofre por estar se despedindo, mas tem outro que me dá a esperança de continuar trabalhando com o tênis. Vivi muita coisa dentro e fora das quadras e tenho certeza que posso ajudar a mostrar o caminho certo para a nova geração", concluiu Daniel.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário