domingo, 30 de outubro de 2011

Usuário do Facebook poderá escolher amigos para salvá-lo quando perder a senha ou for bloqueado

O Facebook anunciou nesta quinta-feira duas novas ferramentas de segurança. A principal delas permite que o usuário escolha amigos de confiança que podem destravar seu perfil caso ele tenha sido bloqueado ou sequestrado por hackers.

Chamada de "Trusted Friends", a ferramenta pede que o internauta indique de três a cinco contatos de confiança. Eles receberão um código capaz de destravar a conta caso o usuário perca a senha ou o acesso ao e-mail de redirecionamento ou, ainda, tenha sido bloqueado pelo próprio Facebook ou por um hacker que tomou conta do perfil.

"É como deixar a chave de sua casa com seus amigos quando você sair de férias", disse o Facebook em um post.

A funcionalidade será testada nas próximas semanas. A rede social não deu detalhes sobre como vai impedir os amigos selecionados de ter acesso ao perfil do usuário sem sua permissão.

A segunda novidade é de interesse mais restrito. Trata-se de uma ferramenta que gera senhas para o acesso a aplicativos externos a partir da rede social. O chamada App Passwords é mais uma camada de segurança, especialmente para o usuário que já habilitou o serviço de Login Approvals, que envia um código por SMS ao internauta sempre que ele for acessar determinado aplicativo. Como alguns apps não aceitam esse tipo de código, o App Password é uma alternativa. Ele pode ser habilitado na seção de "Segurança" dentro das "Configurações de conta".

Fonte: O Globo Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário